quinta-feira, 5 de junho de 2014

Maradona vinga derrota na Guerra das Malvinas

A última ditadura da Argentina ficou no poder entre 1976 e 1983. Foi este mesmo governo que se utilizou do futebol, sediando e vencendo a Copa do Mundo de 78, marcada por diversas suspeitas de manipulação de resultados, que ajudaram o general Videla e seus comandados a mostrarem força e se legitimarem no poder. 

Maradona na guerra campal com os ingleses

No entanto, a derrocada do regime militar começou em meio à Guerra das Malvinas, embate armado com a Inglaterra, entre abril e junho de 1982 pela soberania das Ilhas Malvinas.

O povo argentino sentiu na pele os resultados devastadores do conflito. Afinal, além de perder a guerra, muitos soldados morreram durante os combates.

Se por um lado a derrota na Guerra das Malvinas trouxe prejuízos, por outro ajudou a acabar com a ditadura, levando a Argentina ao encontro da democracia em 1983. 

Embora o regime de Videla tenha tido como alicerce a conquista da Copa do Mundo de 1978, quis o destino que o símbolo da volta à democracia fosse também representado pelo futebol, com a conquista do Mundial de 1986. 

E não foi só isso. A vitória nos gramados mexicanos ainda permitiu que em outro "campo de batalha" houvesse uma revanche contra a Inglaterra, algoz na Guerra das Malvinas.

A rivalidade em campo entre os dois países já era conhecida por conta do embate da Copa de 1966, sediada e vencida pelos ingleses. Na partida pelas quartas de final, a Inglaterra eliminou a Argentina em um magro 1 a 0. O jogo ficou marcado pela troca de palavrões entre os atletas e o desrespeito do argentino Rattín, que tirou sarro da bandeira inglesa no escanteio e ainda sentou no tapete vermelho exclusivo à Rainha.

Quiseram os deuses da bola que Argentina e Inglaterra se reencontrassem novamente em um campo de futebol em outra quartas de final, no famoso jogo da “mão de Deus” de Diego Maradona.

O clima de guerra estava presente no confronto entre as torcidas antes e durante a partida. Com a segurança reforçada do estádio Azteca, na Cidade do México, o mundo viu a seleção dos “hermanos” vencer por 2x1, mandando os ingleses para casa. 

Além de significar uma revanche simbólica para os argentinos nos gramados, a vitória levou também à celebração de seu primeiro título mundial na democracia. Era a forra merecida após a derrocada nas Malvinas.


(por Thomaz Lemmi)

***
Assista ao jogo entre Argentina e Inglaterra, na Copa de 1986, na íntegra: 




Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário